O ex-deputado estadual Renzo Vasconcelos, do PSD, foi eleito prefeito de Colatina com 26.743 votos, correspondendo a 39,82% dos votos válidos. Ele derrotou o atual prefeito, Guerino Balestrassi (MDB), que buscava a reeleição e obteve 24.552 votos (36,56%). A vitória foi marcada por um crescimento significativo na reta final da campanha.
Neto de Ilária Rossi e Pergentino de Vasconcellos, fundadores do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), uma das maiores instituições de ensino superior do estado, Renzo já atuou como diretor da entidade, que possui campi em Colatina e Serra.
Na política, iniciou sua trajetória como vereador de Colatina em 2012 e foi eleito deputado estadual em 2018. Em 2022, concorreu ao cargo de deputado federal e foi o terceiro mais votado do estado, com 82.276 votos, mas não foi eleito devido ao quociente eleitoral.
No início de 2023, assumiu a presidência do PSD no Espírito Santo. Agora, aos 40 anos, Renzo é prefeito de uma das cidades mais importantes do estado, consolidando-se como uma liderança política emergente no Espírito Santo.