Prefeitura de Vila Velha e Estado iniciam obra de construção do Centro de Convivência do Idoso em Morada da Barra

Com o objetivo de ampliar os serviços de socialização para pessoas da terceira idade, a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado vão construir um Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Morada da Barra, na Região 5.

A nova unidade, com 262 m² de área construída, será erguida no mesmo terreno onde fica o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), facilitando o acesso dos moradores. A expectativa é que o CCI em Morada da Barra possa atender cerca de 870 idosos por mês. O investimento será de R$ 820.584,54.

A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo prefeito Arnaldinho Borgo e pelo subsecretário de Estado de Assistência Social, Harlen Silva, representado o governador Renato Casagrande, na manhã deste sábado (14/12).

As obras serão executadas pela empresa C.S Costa Comércio e Serviços Ambientais LTDA, que venceu a licitação e tem prazo de 360 dias para concluir o CCI. O projeto prevê recepção, salas administrativas, banheiros, despensa, almoxarifado e salas multifuncionais, climatizadas e com ambientes acessíveis.

Arnaldinho lembrou que a atual gestão tem investido em infraestrutura e ampliado o acesso dos moradores da Região 5 a serviços públicos de qualidade, pondo fim aos “muros invisíveis” que dividiam a cidade. A região abriga cerca de 100 mil habitantes.

“Ninguém constrói nada sozinho. Essa é mais uma obra importante para a Região 5 e fruto da parceria com o nosso governador. A nossa maior missão é cuidar das pessoas, por isso estamos aqui preocupados com os nossos idosos. Mas não é apenas a Região 5 que está recebendo um Centro de Convivência do Idoso. Quando nós tomamos posse, o Centro de Convivência do Idoso da Praia da Costa estava abandonado, quase caindo. Nós reformamos e hoje está atendendo muito bem aquela região. Mas nós também fomos responsáveis, em 2016, de fazer a inauguração do Centro de Convivência do Idoso de Cocal”, afirmou. Atualmente, nos dois CCIs, o da Praia da Costa e o de Cocal, estão cadastrados 1.225 idosos, sendo uma média de 870 atendidos por mês.

Região em transformação

O prefeito garantiu ainda que os investimentos na Região da Grande Terra Vermelha vão continuar. “A Região 5 está em transformação, a exemplo das obras em execução do Canal do Congo, investimento de mais de R$ 120 milhões e que muda a vida das pessoas. Estamos fazendo o que precisa na Região 5 e em toda a cidade. E os investimentos vão continuar aqui no segundo mandato”.

Harlen também ressaltou a “transformação” que Vila Velha está vivenciando na atual gestão e destacou a importância do CCI. “A sociedade brasileira vem passando por uma transformação, que é o aumento no número de idosos. Uma população crescente que precisa de atenção e de políticas públicas. E o prefeito Arnaldinho e sua equipe estão sensíveis a essa situação. Esse equipamento é extremamente necessário, e, como diz o governador, nós temos que governar para aqueles que mais precisam do poder público”.

A secretária de Assistência Social, Letícia Goldner, lembrou que o terreno onde será construído o CCI e onde também funciona o CRAS foi comprado em 2008, mas que o espaço não foi bem aproveitado e, desde essa época, a comunidade aguardava investimentos na área para levar qualidade de vida aos moradores.

“Essa obra é esperada há anos e vai transformar as relações sociais dentro desse território, melhorando o atendimento das pessoas idosas, tirando elas do isolamento social e cuidando de quem mais precisa e que já contribuiu muito para a nossa sociedade”, destacou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha