O Espírito Santo completará em 2026 exatamente 24 anos de Paulo Hartung e Renato Casagrande no Governo do Estado

Em 2026 o atual Governador Renato Casagrande encerra seu terceiro mandato e 24 anos depois o Espírito Santo poderá ter um novo nome, porque Paulo Hartung e Renato Casagrande governaram nosso Estado por 3 mandatos cada um.

Paulo Hartung foi o primeiro Presidente do DCE da UFES foi eleito Deputado Estadual em 1982 e 1986, eleito Deputado Federal em 1990, eleito Prefeito de Vitória em 1992, eleito Senador em 1998, eleito Governador do Espírito Santo em 2002, 2006 e 2014.

Renato Casagrande foi eleito Deputado Estadual em 1990, foi eleito Vice – Governador em 1994 na Chapa que tinha Vitor Buaiz como Governador, perdeu as Eleições para Governo em 1998, foi eleito Deputado Federal em 2002, foi eleito Senador em 2006, foi eleito Governador em 2010, perdeu as Eleições para Governo em 2014, foi eleito em 2018 e reeleito em  2022 para o Governo do Estado.

Paulo Hartung e Renato Casagrande tiveram a característica de montarem Grupo Político desde o início de suas trajetórias políticas.

Em uma primeira análise, Renato Casagrande disputará as Eleições para Senado, e deverá ter a concorrência de Fabiano Contarato, Marcos do Val, Gilvan da Federal, Evair de Melo, Sérgio Meneguelli em uma eleição com 2 vagas para o Senado.

Para Governo do Estado, alguns nomes podem entrar na disputa como o Vice- Governador Ricardo Ferraço que já tem andado o Espírito Santo.

O Deputado Federal Hélder Salomão pode ser o nome do PT para fazer dobradinha com Contarato para Senado e fazer palanque para o PT no Espírito Santo para disputa nacional. A dúvida é se para Helder é vantajoso deixar de disputar uma reeleição para Câmara Federal onde ele tem muitas chances para uma candidatura a Governo.

Outro nome cotado é de Sérgio Vidigal que conseguiu eleger seu sucessor Weverson Meireles, é do grupo do Governador Casagrande e também é um nome bem avaliado pelo PDT Nacional.

Os Prefeitos  Lorenzo Pazolini de Vitória, Euclério Sampaio de Cariacica e Arnaldinho de Vila Velha  reeleitos nas Eleições Municipais tornam- se nomes competitivos para as Eleições para Senado ou Governo do Estado, mas se decidirem disputar as Eleições 2026 terão que renunciar o mandato que é uma decisão que tem que ser feita de forma muito estratégica. Euclério Sampaio ou Arnaldinho podem ser o candidato de Casagrande.

Quem iniciou movimentações nesse final de ano foi o Ex- Governador Paulo Hartung que inclusive apareceu em segundo lugar nas pesquisas para Governo da Paraná Pesquisas e teve sua filiação ao PSD confirmada pelo Presidente Nacional do PSD Gilberto Kassab.

Paulo Hartung está sem mandato político desde 2018 e nos bastidores surgem conversas de uma dobradinha dele com o Prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini, o que para acontecer teria que ter uma definição de quem seria candidato a Governo e a Senado. Será que acontece?

2025 será um ano de intensas movimentações na Política Capixaba.