Dois motoristas, que disputavam racha (disputa de velocidade entre veículos), foram detidos durante uma blitz realizada na Avenida Adalberto Simão Nader, na altura do Bairro República, na madrugada desta sexta-feira (17).
A fiscalização, realizada por meio de parceria entre a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) o Detran-ES e a Polícia Civil, estava sendo realizada nos dois sentidos da via quando os veículos entraram na pista sentido Praia de Camburi.
“Os veículos Audi e UP passaram no sentido contrário do primeiro ponto de bloqueio, sendo flagrados em alta velocidade, alternando faixas de trânsito e disputando corrida. De imediato, a equipe do segundo ponto de bloqueio foi comunicada e realizou a abordagem aos veículos quando se aproximaram”, descreveu o inspetor Pinheiro, do Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda Municipal.
Na direção do veículo Audi, estava um engenheiro mineiro de 26 anos, e na direção do UP, um analista de sistemas de 22 anos. O veículo UP possuía adulteração no motor para aumento da potência. Os dois foram notificados pela infração de trânsito e levados para a Delegacia de Delitos de Trânsito e os veículos apreendidos.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define como infração gravíssima, com sete pontos na CNH, valor de R$2.934,70 e suspensão de 12 meses do direito de dirigir. A Guarda de Vitória chama atenção que a prática de racha além de criminosa também é perigosa.
“A disputa de velocidade entre veículos em uma via pública oferece não apenas risco para os motoristas que estão participando, mas também para os demais condutores, pedestres e ciclistas que usam a via. É oferecer perigo a todos os envolvidos”, destacou o inspetor.
Fiscalização
Durante a blitz, foram abordados 58 veículos, sendo lavrados mais de 40 autos de infração. Também foram flagrados dois condutores de transporte clandestino de passageiros e um motorista com Carteira de Habilitação suspensa. Eles assinaram termo circunstanciado e foram liberados.
A fiscalização faz parte da Operação Verão-Vix, da Guarda Municipal de Vitória, que visa inibir as práticas irregulares no trânsito durante a estação mais agitada do ano. A operação começou em 26 de dezembro de 2024 e vai até 05 de março de 2025 (Quarta-feira de Cinzas). A ação é realizada em toda a capital, chegando ao total de 101 fiscalizações da Guarda Municipal.
“É necessário fiscalizar para evitar que se evite infrações como ‘beber e dirigir’, ou seja, que outras vidas sejam colocadas em risco. A Guarda de Vitória tem a função de fiscalizar, mas a segurança de todos começa com o próprio condutor que deve seguir as regras”, destacou o gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito (Goft) da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu Pires.
Fonte: Prefeitura de Vitória