O Governador Renato Casagrande junto com o Vice – Governador Ricardo Ferraço anunciaram nessa tarde de Segunda – Feira ( 20 ) que o ex – Prefeito da Serra Sérgio Vidigal a partir de fevereiro será o novo Secretário Estadual de Desenvolvimento substituindo o Vice- Governador Ricardo Ferraço.
Casagrande explicou que o Vice – Governador Ricardo Ferraço ficará focado no acompanhamento do grande volume de investimentos, e ajudará em todas Secretarias, ajudando na articulação em BrasÃlia, na articulação na Assembleia Legislativa, e estará ao lado do Governador nas agendas em todos municÃpios.
A Sedes é um órgão de natureza substantiva e tem por finalidade propor e implantar projetos que direcionem o desenvolvimento da economia capixaba; fortalecer a economia e a ampliação da renda per capita; coordenar estudos e ações voltados para a elevação do grau de produtividade, competitividade e da qualidade dos bens e dos serviços produzidos no Estado; analisar e avaliar a economia do Estado com vistas a atrair, localizar e manter investimentos industriais; e buscar parcerias com investidores institucionais na formulação de novos programas de apoio ao setor produtivo.
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento tem como Autarquias a ADERES( Agência de Desenvolvimento das Micros e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo IPEM-ES( Instituto de Pesos e Medidas do Estado do EspÃrito Santo) e a ARSP( Agência de Regulação de Serviços Públicos do EspÃrito Santo) e como Empresas e Fundações o BANDES que é o Banco de Desenvolvimento do EspÃrito Santo.
O Impacto de Sérgio Vidigal como Secretário Estadual de DesenvolvimentoÂ
Sérgio Vidigal foi Prefeito da Serra por 4 mandatos, foi Deputado Federal duas vezes, Deputado Estadual e Vereador na Serra e construiu uma história na Serra que hoje é o maior municÃpio e o maior colégio eleitoral do Espirito Santo.
Sérgio Vidigal transformou a Serra em uma potência industrial e em desenvolvimento e tem uma história de liderança muito forte entre os serranos, e mostrou isso nas Eleições 2024 quando podia disputar a reeleição e resolveu lançar o jovem Weverson Meireles que derrotou Pablo Muribeca e Audifax . O mesmo Audifax que foi Prefeito da Serra por 3 mandatos, inclusive derrotando Vidigal duas vezes em 2012 e 2016,mas que foi lançado em 2004 por Vidigal como seu sucessor na época.
A vinda de Sérgio Vidigal firma a aliança do Governo com o PDT, fortalece o Governador Casagrande no maior municÃpio do EspÃrito Santo, potencializará Ricardo Ferraço ao lado de Casagrande em todos os municÃpios e mostra que Casagrande começa 2025 mostrando força na Articulação PolÃtica, com a ida de Tyago Hoffmann para Secretaria de Saúde, fortalecendo a aliança com o PP e atendendo a indicação do Deputado Federal Da Vitória e Presidente Estadual do PP na nomeação de Marcos Soares na Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano.
Há uma expectativa do Podemos que tem como Presidente Estadual o Deputado Federal Gilson Daniel ter a indicação de algum nome para assumir alguma Secretaria, fortalecendo mais a base do Governo Casagrande e também trabalhando para fortalecer o grupo do Governador para as Eleições 2026.