Erick Musso oficialmente é o novo Secretário de Governo da Prefeitura de Vitória e chega com muitas expectativas por Lideranças polÃticas, lideranças comunitárias, lideranças religiosas, lideranças empresariais e toda cidade .
No primeiro mandato de Lorenzo Pazolini passaram 5 Secretários de Governo que foram Roberto Carneiro, Marcelo Oliveira, Luciano Forrechi, Aridelmo Teixeira e Régis Mattos que assumiu interinamente a pasta nos últimos meses.
A missão da Secretaria de Governo (Segov) é assistir ao prefeito na sua representação civil e nas relações com autoridades em geral, contribuir para a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas setoriais do Gabinete do Prefeito. A Segov também trabalha para estabelecer diretrizes para atuação do Gabinete do prefeito e do vice-prefeito, promover a integração da população ao processo de gestão pública municipal e assessorar tecnicamente o Poder Executivo Municipal na articulação e acompanhamento, análise e controle dos assuntos relacionados ao Senado Federal, à Câmara de Deputados, à Assembleia Legislativa e, principalmente, à Câmara Municipal.
Erick Musso foi fundamental para a eleição de Pazolini em 2020
A filiação de Lorenzo Pazolini em Março de 2020 para disputa para Prefeitura de Vitória foi articulada por Roberto Carneiro que era Presidente Estadual do Republicanos e era Diretor da Assembleia Legislativa e por Erick Musso que era o Presidente da Assembleia Legislativa . Lorenzo Pazolini tinha sido o segundo Deputado Estadual mais votado do EspÃrito Santo com 43293 votos sendo que em Vitória obteve 9995 votos.
Nas Eleições 2020 , o Republicanos de Pazolini conseguiu coligar com DEM, MDB e Solidariedade e Lorenzo Pazolini venceu as eleições no Segundo Turno derrotando João Coser do PT.
A importância estratégica de Erick Musso nas Eleições 2024 para Pazolini
Lorenzo Pazolini até o inÃcio de 2024 só tinha na sua aliança partidária o Novo e o DC o que seria muito pouco para as eleições, foi quando Erick Musso com sua experiência e credibilidade entrou em campo e trouxe o PP após conversas com o Presidente Estadual Da Vitória e o Deputado Federal Evair Melo e o Presidente da Municipal Marcos Delmaestro e o Vereador Anderson Goggi e a Ex – Presidente do Findes Cris Samorini foi filiada ao partido como uma opção para ser a Vice o que aconteceu nas Eleições.
Com diálogo com o Presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Santos, Erick Musso conseguiu trazer para o leque de alianças de Pazolini o PRD e o Solidariedade que mais tarde nas Eleições por uma questão da Nacional não fechou com Pazolini.
E próximo as Eleições e do fechamento das coligações partidárias, Erick Musso dialogou com Renzo Vasconcellos que é o Presidente do PSD Estadual e trouxe o partido para coligação de Pazolini o que garantiu o maior tempo de televisão e que foi muito importante para a vitória de Lorenzo Pazolini.
O novo Desafio na Secretaria de Governo
Nesse inÃcio de trabalho, Erick Musso tem em Leandro Borges que é Presidente do Republicanos de Vitória que está como Assessor Especial o responsável pelo diálogo com as lideranças comunitárias e Jocelino Fraga que é da Executiva Estadual do Republicanos que ajudará no diálogo com a Câmara Municipal e acredita-se que Erick Musso junto com Pazolini e Cris Samorini farão o diálogo com as lideranças polÃticas, empresariais e religiosas da cidade.
Na Secretaria de Governo foi nomeado Cemir Rodrigues Vice – Presidente do PL e que foi braço direito de Capitão Assunção nesses últimos anos, e essa nomeação aproxima os Vereadores Darcio Bracarense e Armandinho para base de Pazolini e também aproxima um grupo da direita que é muito atuante na militância digital .
Erick Musso esteve presente na Câmara Municipal em seu primeiro dia de trabalhoÂ
Em seu primeiro dia de trabalho, Erick Musso visitou Vereadores e Vereadoras para dialogar e ouvir das demandas . É importante lembrar que quando foi criado o G5 com os Vereadores André Brandino, Mauricio Leite, Luiz Paulo Amorim, Dalto Neves e Aloisio Varejão que ameaçava a estabilidade da eleição de Anderson Goggi para Presidência da Câmara ,foi Erick Musso que agiu para resolver o problema.
Erick Musso em seu primeiro dia de trabalho como Secretário de Governo da Prefeitura de Vitória visitando representantes da Câmara Municipal como o Vereador João Flávio( MDB).
A Articulação PolÃtica para as Eleições 2026
Outro desafio de Erick Musso é viabilizar a candidatura de Lorenzo Pazolini para Governador do Estado onde ele lidera as pesquisas de intenções de voto. Para Pazolini ser candidato a Governo do Estado ele precisará renunciar a Prefeitura de Vitória no inicio de Abril de 2026.
Erick Musso e Lorenzo Pazolini estiveram em São Paulo no final de novembro do ano passado e reuniram-se com Roberto Carneiro que é Presidente do Republicanos de São Paulo e Marcos Pereira que é o Presidente do Republicanos Nacional e o nome de Pazolini para o Republicanos é importante porque ele é o único Prefeito de capital do partido e lidera as pesquisas.
A Missão de Erick Musso não é fácil, porque Pazolini enfrentará o Grupo do Governador Renato Casagrande que terá apoios importantes como os Prefeitos Euclério Sampaio de Cariacica, Weverson Meireles da Serra, Arnaldinho Borgo de Vila Velha, Wanderson Bueno de Viana, Lucas Scaramussa de Linhares, Marcos da Cozivip de São Mateus, Theodorico Ferraço de Cachoeiro, Enivaldo dos Anjos em Barra de São Francisco e Região Noroeste e também apoios importantes como o PP de Da Vitória que hoje está no comando da SEDURB, com o PDT de Sérgio Vidigal que está assumindo a Secretaria de Desenvolvimento e também o União Brasil do Presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Santos que deve ser reeleito. O Podemos do Deputado Federal Gilson Daniel também deve se aliar ao Grupo do Governador Casagrande e Vice – Governador Ricardo Ferraço.
Mas o Governador Casagrande tem um enorme desafio de fazer o nome de Ricardo Ferraço crescer nas Pesquisas o que por enquanto está difÃcil. E se o nome de Ricardo Ferraço não crescer até o final do ano, é importante esse grupo analisar um outro nome para ser candidato a Governo .
A expectativa de Erick Musso seria uma composição com o PSD que é presidido pelo Prefeito de Colatina Renzo Vasconcelos e que estará filiando o Ex – Governador Paulo Hartung em Abril pelas mãos do Presidente Nacional do PSD Gilberto Kassab e Erick Musso tem boa relação com Paulo Hartung principalmente através de Roberto Carneiro .
O sonho de Erick Musso e Lorenzo Pazolini seria uma chapa composta por Pazolini para Governo do Estado e Paulo Hartung e Evair de Melo para Senado, mas para essa engenharia polÃtica se concretizar, existem desafios como saber se Paulo Hartung realmente tem o desejo de se candidatar a Senado o que achamos que é pouco provável pelo histórico de Paulo Hartung na PolÃtica. Outro improvável cenário será Paulo Hartung se aliar a grupos de Direita e Bolsonaristas o que contraria sua história politica e muitas declarações que ele faz.
Outro desafio será Evair de Melo que hoje afirma que é o candidato a Senador de Bolsonaro no EspÃrito Santo atraindo grupos de direita, mas que está filiado ao PP que deve compor com Casagrande.
Outro desafio é que o Deputado Estadual Sérgio Meneguelli tem o desejo de ser candidato a Senador e deve filiar-se ao PSD de Renzo Vasconcelos e ele tem uma decepção com o Republicanos que tirou sua candidatura a Senado nas Eleições 2022 em cima da hora, para que Erick Musso disputasse o Senado.
O futuro polÃtico de Erick Musso
Nos bastidores comenta-se que Erick Musso deve disputar uma vaga para Câmara Federal onde o Republicanos hoje tem dois Deputados que são Amaro Neto e Messias Donato.
Erick Musso tem a missão de ser Secretário de Governo da Prefeitura de Vitória, coordenar o processo de uma possÃvel candidatura de Pazolini a Governo do Estado, montar a chapa do Republicanos para as Eleições 2026 e também viabilizar sua candidatura a Câmara Federal, ou seja, várias missões ao mesmo tempo.
Um outro cenário que muitos não estão avaliando, mas pode acontecer é a possÃvel candidatura de Paulo Hartung a Governo do Estado em 2026. Se isso acontecer, provavelmente Paulo Hartung tomará essa decisão em julho de 2026 e com pesquisas nas mãos como fez na ultima eleição que disputou em 2014.
Se isso acontecer, nessa época Lorenzo Pazolini já não será mais Prefeito de Vitória e Paulo Hartung pode colocar Sérgio Meneguelli de candidato a Senador e com seu conhecimento a nÃvel nacional, Paulo Hartung pode trazer mais partidos para sua base, deixando o Republicanos com a opção de lançar Pazolini a Governador, de recuar Pazolini para disputar Senado contra Casagrande, Sérgio Meneguelli, Contarato e outros nomes, ou sobraria lançar Pazolini para candidato a Deputado Federal ou nem mesmo ser candidato e Erick Musso ser candidato a Vice – Governador na chapa de Paulo Hartung.
Ainda temos muitos meses para esse jogo de estratégia eleitoral acontecer, mas as movimentações polÃticas irão ficar intensas.
Reunião em São Paulo com Erick Musso Presidente do Republicanos do ES, Lorenzo Pazolini Prefeito de Vitória, Deputado Federal Marcos Pereira Presidente Nacional do Republicanos e Roberto Carneiro Presidente do Republicanos de São Paulo.