O Prefeito Lorenzo Pazolini e o Secretário de Governo Erick Musso anunciaram nessa Segunda- Feira ( 3) que a Vice – Prefeita Cris Samorini assume a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação no lugar de Luciano Forrechi que assume a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho no lugar de Flávia Alves. A publicação está no Diário Oficial .
Cris Samorini que foi Presidente do Findes assumirá a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação.
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) planeja ações estratégicas que promovam os desenvolvimentos econômico e social de Vitória, a redução do déficit habitacional e a regularização fundiária.
A Sedec é responsável pela gestão urbana, realizando a análise de novos empreendimentos e a fiscalização de obras, calçadas e posturas. Além disso, a secretaria faz projetos que visam à mobilidade em um âmbito global e planeja projetos de revitalização dos imóveis históricos e do Centro de Vitória. Outras atribuições são conceder licenciamentos para a realização de eventos de pequeno a grande porte na capital e acompanhar a evolução da ocupação urbana e a aplicação das normas urbanísticas.
A Vice – Prefeita Cris Samorini ganha mais força na Prefeitura de Vitória e o PP ganha uma Secretaria, onde a expectativa é que o Prefeito Lorenzo Pazolini dispute a eleição para Governo do Estado renunciando a Prefeitura no inicio de Abril de 2026 e Cris Samorini assuma como Prefeita de Vitória.
Luciano Forrechi começou na Gestão como Secretário Executivo de Segurança Urbana, foi Secretário de Governo, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação e agora assume a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho.
A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) tem como meta a construção de uma cultura cidadã de direitos humanos e de paz e a defesa da igualdade racial e de gênero.
O trabalho é feito em parceria com as lideranças comunitárias, conselhos e equipamentos locais. São eixos de atuação dessa secretaria, por meio da Casa do Cidadão : acesso à Justiça e Documentação Civil Básica; Promoção da Igualdade de Gênero; Promoção da Igualdade Racial; Atendimento à Mulher em situação de violência; e Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor, através do Procon Municipal.
Nas políticas voltadas para juventude a Secretaria conta com três equipamentos:
Casa da Juventude, Centro de Referência da Juventude( CRJ) e Núcleo Afro Odomodê
Nesses espaços são realizadas atividades culturais, oficinas e diálogos sobre representatividade e protagonismo juvenil.
Na área de Trabalho, faz a articulação do trabalhador desempregado, de baixa renda ou de baixa qualificação profissional com o mercado de trabalho da região metropolitana, através da Agência Municipal do Trabalhador. É de sua responsabilidade, ainda, a oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional.
A expectativa é que o Prefeito Lorenzo Pazolini possa anunciar outras mudanças em seu Secretariado.