Para garantir atendimento àqueles que não conseguem acessar os serviços de saúde durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) realizou, neste sábado (15), mais um mutirão de consultas e exames especializados.
Os atendimentos ocorreram na Santa Casa de Misericórdia de Vitória e na Polimedivix, com um total de 170 atendimentos nas áreas de dermatologia, endoscopia, colonoscopia, otorrinolaringologia e ultrassonografia do globo ocular.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve presente na Santa Casa, acompanhado da secretária de Saúde da capital, Magda Lamborghini, e falou sobre os esforços da gestão para oferecer um atendimento de maior qualidade à população.
De acordo com Pazolini, historicamente, a responsabilidade dos municípios é cuidar das unidades de saúde e dos postos nos bairros. No entanto, em Vitória, a gestão vai além dessa obrigação, buscando oferecer uma assistência mais ampla. “Estamos cuidando também das especialidades, que, na prática, não são responsabilidade do município. Pouquíssimos municípios no país oferecem esse tipo de atendimento. Normalmente, o município cadastra as pessoas, e elas ficam anos na fila; algumas, infelizmente, até falecem enquanto aguardam atendimento. E o dia da consulta nunca chega. Mas, em Vitória, estamos contratando diretamente a Santa Casa e outras instituições sérias do Espírito Santo para garantir que os moradores da nossa cidade não fiquem na fila, esperando por uma consulta ou um procedimento especializado”, afirmou o prefeito.
Pazolini destacou ainda que a medida adotada pela cidade é inédita e que poucos municípios no Brasil têm condições de realizar algo semelhante. “Estamos cumprindo o que planejamos para este momento, porque temos um compromisso com a vida, com a saúde das pessoas e com a qualidade de vida. Não se trata apenas de viver mais, mas de viver com saúde, vivendo bem, como todos vocês estão tendo a oportunidade de viver neste sábado tão especial”, disse ele.
O prefeito reforçou também o compromisso da prefeitura com a saúde e a qualidade de vida dos moradores de Vitória, destacando que esse modelo de atendimento, que abrange diversas especialidades, é único no Espírito Santo e continuará nos próximos anos.

Dona Neusenir chegou cedo, acompanhada do marido, Luís de Souza. Ela contou que veio para uma consulta dermatológica e destacou que o mutirão realizado aos sábados é uma excelente oportunidade para quem tem dificuldade de realizar esses procedimentos durante a semana. “O atendimento tem sido ótimo”, afirmou.
Já Dona Maria de Fátima Sampaio relatou que foi encaminhada da Unidade de Saúde do bairro Jabour para a realização de uma ultrassonografia do globo ocular. “Estou muito feliz. Esperei menos de um mês na fila. Quero destacar que a minha experiência aqui tem sido excelente”, disse ela.
Para a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, o foco da gestão é agilizar os atendimentos e reduzir o tempo de espera para consultas e exames especializados. Ela ressaltou o progresso feito nos primeiros anos da administração e as metas para o futuro.
“Queremos dar celeridade aos atendimentos e diminuir o tempo de espera por uma consulta ou exames especializados. Durante os primeiros quatro anos de gestão, ofertamos mais de 1,5 milhão de procedimentos. Para os próximos quatro anos, nossa previsão é ofertar 3 milhões de consultas e exames especializados aos moradores da capital”, afirmou a secretária.
Fonte: Prefeitura de Vitória