O Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba foi escolhido para o Grupo de Trabalho que vai elaborar o estatuto do Conselho Nacional de Irrigação, vinculado ao Poder Executivo federal.
A criação do Conselho está previsto no artigo 5° da Lei 12.787, de 11 de janeiro de 2013, que criou a Política Nacional de Irrigação.
No artigo 21, o Poder Executivo foi autorizado a instituir Conselho Nacional de Irrigação, “cuja competência, composição e funcionamento serão definidos no ato de sua criação”.
É disso que o Espírito Santo vai participar, conforme definido na primeira reunião anual da Câmara Técnica-Setorial da Produção Irrigada, da qual participaram, de forma híbrida, o coordenador do Grupo Gestor do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba, Érico Orletti, e do subcoordenador, Tiago Orletti.
Segunda unidade federativa mais irrigada do País, atrás apenas do Distrito Federal, o Espírito Santo tem sido destacado em todos os eventos setoriais desde o reconhecimento do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba, em dezembro de 2023.
Além do Espírito Santo, a câmara setorial aprovou, no Grupo de Trabalho, a participação do Polo do Distrito Federal, de Goias, de Mato Grosso, de São Paulo (Aspipp), da Fapid (Federação das Associações dos Perímetros Irrigados do DNOCS, da Confederação Nacional da Agricultura(CNA) e da Rede Nacional de Agricultura Irrigada (Renai)
Reunião híbrida da Câmara Setorial
Idealizador do Polo, o deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) parabenizou a Associação dos Irrigantes do Espírito Santo (Assipes) pelo trabalho.
“Quando nos reunimos com o Tiago e o Érico, eles imediatamente abraçaram a ideia. É justamente isso o que faz as coisas acontecerem: vontade e união. O vice-governador Ricardo Ferraço mobilizou a equipe do Governo do Estado em apoio e o Polo do Norte Capixaba está se tornando referência nacional”, disse Mazinho.
Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Mazinho dos Anjos