A Central de Serviços da Prefeitura de Vitória promove mais um curso de formação em rapel e alpinismo para os profissionais coletores da capital, popularmente conhecidos como garis.
São 20 alunos em uma capacitação de três dias. Os garis alpinistas de Vitória são treinados pelo Corpo de Bombeiros para atuar em áreas de difícil acesso da capital.
“É um trabalho de extrema importância para o município e para as nossas comunidades. Oferecemos o curso há mais de 15 anos, sempre focados na segurança e no bem-estar dos nossos profissionais”, explica o secretário Leonardo Formigão.
Durante as aulas, que acontecem nesta semana, os profissionais coletores da capital aprendem a usar os equipamentos de segurança, como capacete e cintos e são apresentados às técnicas de rapel e suas formas de execução e aplicação.
A partir do curso, eles estão habilitados para atuar com segurança na limpeza e manutenção de áreas íngremes e encostas, retirando o mato acumulado e recolhendo garrafas plásticas, sacolas, pneus, restos de móveis, entre outros materiais. Para isso, utilizam equipamentos especiais, além de roçadeiras.
Na prática
O encerramento do curso acontece nesta sexta-feira (28), em uma atividade prática de campo, com os alunos executando a limpeza da encosta do bairro Santos Reis, sob o acompanhamento da equipe do Corpo de Bombeiros do ES.
Iniciada na quarta-feira (26), a formação é constituída por atividades teóricas e práticas e também integra o plano de ações da Central de Serviços da Prefeitura de Vitória.
Fonte: Prefeitura de Vitória