Coluna André Luís Alves: A nomeação de Soraya Manato como Secretária de Assistência Social na Gestão Pazolini foi uma articulação de Erick Musso reatando uma parceria de muitos anos

Carlos Manato foi parceiro nas Eleições 2014, 2016 , 2018 e 2022 em eleições que o Grupo de Erick Musso fazia parte

A nomeação como Secretária de Assistência Social de Vitória   da Ex- Deputada Federal Soraya Manato esposa do ex- Deputado Federal Carlos Manato e que foi candidato a Governador nas duas ultimas eleições é uma articulação política do Secretário de Governo Erick Musso que foi Presidente da Assembleia Legislativa e reata uma antiga parceria do seu grupo político com Roberto Carneiro que hoje é Presidente do Republicanos de São Paulo e do Deputado Federal Amaro Neto e esse grupo começou a ser construído no Governo Paulo Hartung quando Roberto Carneiro era SubSecretário da Casa Civil.

 

A Trajetória de Carlos ManatoÂ

 

Carlos Manato era Secretário de Serviços da Prefeitura da Serra na Gestão de Sérgio Vidigal e em 2002 filiado ao PDT de Sérgio Vidigal teve o apoio de Sérgio Vidigal para vencer as Eleições 2022 para Deputado Federal.

Manato se reelegeu pelo PDT nas Eleições 2006 e 2010 mas teve a concorrência de Sueli Vidigal esposa de Sérgio Vidigal, mas com habilidade política conseguiu crescer em outros municípios além da Serra.

Nas Eleições 2014, Carlos Manato era Presidente Estadual do Solidariedade e novamente foi reeleito Deputado Federal e ajudou Paulo Hartung a vencer as Eleições 2014 onde o Solidariedade participou da Coligação.

 

Manato filia Amaro Neto no Solidariedade para disputa das Eleições 2016 em Vitória em articulação política de Roberto Carneiro

Como Presidente do Solidariedade Estadual e próximo ao Governo Paulo Hartung e a Roberto Carneiro que além de ser SubSecretário Estadual da Casa Civil era Presidente do PDT de Vitória, o Solidariedade filiou o então Deputado Estadual Amaro Neto para ser candidato a Prefeito de Vitória onde Roberto Carneiro tornou-se o candidato a Vice.

Roberto Carneiro junto com Paulo Hartung também lançaram o então Deputado Estadual Erick Musso no PMDB como candidato a Prefeito de Aracruz mas com 26,51% dos votos, ele foi derrotado por Jones Cavaglieri por coincidência do Solidariedade de Manato.

Amaro Neto e Roberto Carneiro fizeram uma Campanha histórica e por muito pouco não derrotaram o então Prefeito de Vitória Luciano Rezende. Amaro Neto chegou ao Segundo Turno e teve 48,81% Luciano Rezende teve 51,19% dos votos.

 

Eleições 2016 em Vitória onde Manato então Presidente do Solidariedade Estadual está ao lado de Paulinho da Força  Presidente Nacional do Solidariedade, e a chapa Amaro Neto candidato a Prefeito de Vitória pelo Solidariedade e Roberto Carneiro candidato a Vice – Prefeito pelo PDT

O Trio de Ferro Roberto Carneiro, Amaro Neto e Erick Musso assumem o comando do PRB em 2017 para disputa das Eleições 2018

Em 2017, Erick Musso assume a Presidência da Assembleia Legislativa pela primeira vez em uma articulação política autorizada por Paulo Hartung e articulada por Roberto Carneiro e Amaro Neto e  o Trio de Ferro se filiam ao PRB na época que Roberto Carneiro foi Secretário Estadual de Esportes e Devanir Ferreira que foi Vereador de Vitória e hoje é Vereador de Vila Velha era o Presidente do PRB.

Roberto Carneiro assume a Presidência do PRB Estadual e começa a montagem de chapas para Assembleia Legislativa e para Câmara Federal.

Nas Eleições 2018 como Paulo Hartung resolveu não disputar as eleições, o PRB apoiou para Governo do Estado Carlos Manato que disputou pelo PSL que era o partido de Bolsonaro e montaram uma coligação PRB, PR de Magno Malta e o PSL liderado por Manato.

Para Deputado Estadual o PRB consegue reeleger Hudson Leal e Erick Musso e a coligação ainda elege Delegado Danilo Bahiense, Torino Marques, Coronel Quintino e Capitão Assunção e para Deputado Federal o PRB elege Amaro Neto que foi o mais votado do Espírito Santo com 181813 votos e a coligação elegeu Soraya Manato do PSL e Lauriete do PR.

 

Para as Eleições 2020 o projeto do Republicanos seria Amaro Neto para Prefeitura de Vitória, mas surge o Delegado Lorenzo Pazolini que vence as Eleições para Prefeito de VitóriaÂ

Com mais força, o Republicanos liderado pelo Trio Roberto Carneiro, Amaro Neto e Erick Musso pretendiam lançar Amaro Neto para disputa para Prefeitura de Vitória, mas com sua desistência, o Republicanos filiou o Delegado Lorenzo Pazolini que era o segundo Deputado Estadual mais votado do Espírito Santo para disputa para Prefeitura de Vitória e em uma eleição emocionante, Pazolini derrotou nas urnas João Coser no Segundo Turno, e candidatos como Fabricio Gandini que era o candidato do Prefeito Luciano Rezende e Capitão Assunção que era o candidato da direita.

 

Nas Eleições 2022, Erick Musso e Amaro Neto apoiam Manato para Governador no Segundo Turno, mas  Pazolini fica neutro.Â

 

Nas Eleições 2022 para Governo do Estado em uma eleição muito disputada, as eleições foram para o Segundo Turno entre o Governador Casagrande e Manato e Erick Musso que tinha sido candidato a Senado e Amaro Neto que foi reeleito Deputado Federal declararam apoio a Manato e o Prefeito Lorenzo Pazolini que poderia ser decisivo para vitória de Manato, preferiu ficar neutro.

 

Erick Musso declarando apoio nas Eleições 2022 a Manato para Governador

Com a reeleição de Pazolini nas Eleições 2024 e em um novo projeto para ser candidato a Governador, Erick Musso foi escolhido para ser Secretário de Governo e cuidar da Articulação Política como fez na Campanha de 2024 e a aproximação com Soraya e Carlos Manato reataram parcerias antigas e a pacificação com Lorenzo Pazolini.

 

Soraya Manato substitui a ex Secretária Cintia Schultz que tinha um perfil técnico e com projetos importantes como o Vix + Cidadania, e reforça o grupo de Pazolini e Erick Musso com a família Manato que tem força na Direita e também articulação em municipios do Espírito Santo porque Carlos Manato teve 4 mandatos como Deputado Federal e Soraya Manato teve um mandato como Deputada Federal.

 

O cenário que vai se desenhando é Erick Musso como o Comandante ao lado de Pazolini do segundo mandato, trocando antigos aliados que ajudaram a construção da eleição e reeleição de Pazolini  por novos aliados que na estratégia de Erick Musso reforçam o palanque de Pazolini para as Eleições 2026.