Romaria dos Homens 2025: confira alterações do trânsito em Vitória

A Romaria dos Homens é uma das homenagens à Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, e neste ano será na noite de sábado, dia 26. Tradicionalmente, o evento começa na Catedral Metropolitana, no Centro de Vitória, e termina na Prainha, em Vila Velha.

O grande número de romeiros demanda alterações no trânsito para segurança dos fiéis e mobilidade de motoristas. Confira como ficam as vias e as dicas da Guarda Civil Municipal de Vitória, sendo a primeira delas aos romeiros: evitar ir de carro próprio.

“Temos poucos espaços para estacionamento na região e, em razão do volume de pessoas seguindo ao redor da Catedral fica inviável até se aproximar com veículos. Então, uma das dicas é ter cuidado com o trânsito de pedestres e ir de carro de aplicativo, transporte público ou locar vans e ônibus particulares com motoristas à disposição”, alerta Marcelo Paraguassu, Gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito (Goft) da Guarda de Vitória.

Rota Alternativa

A melhor opção para os motoristas que pretendem ir para Cariacica ou Vila Velha é passar pela Terceira Ponte ou pela Rodovia do Contorno. Para os condutores que precisam ir para Santo Antônio, a orientação é ir pela Rodovia Serafim Derenzi, entrando por Maruípe (próximo ao Quartel da Polícia Militar).

Catedral

A primeira intervenção será um dia antes, às 18 horas da sexta-feira (25). Haverá interdição total da rua José Marcelino, que fica ao redor da Catedral Metropolitana, ponto turístico da Capital e ponto de partida da romaria após a missa. Já no sábado (26), às 14 horas, serão fechados os acessos às ruas Professor Baltazar e Doutor José Benjamim Costa.

Assim, não será permitido o acesso de veículos nas vias ao redor da Catedral. O fluxo será direcionado à Rua Dionísio Rosendo (Rua da Associação dos Funcionários Públicos).

Desembarque

Também a partir das 18h, haverá interdição da Avenida Jerônimo Monteiro, que tem mão única no sentido Centro-Cariacica, na altura da Praça Costa Pereira. Será proibido, inclusive, estacionar a partir deste ponto, pois uma faixa será disponibilizada somente para a parada de ônibus, para o desembarque de romeiros.

Os veículos terão que retornar na lateral do Teatro Glória, na Rua Marcelino Duarte. A interdição será temporária e, a medida que a romaria for iniciada, as ruas serão liberadas para o trânsito de veículos.

 

 

Trajeto

Todo o trajeto da imagem de Nossa Senhora da Penha contará também com interdições temporárias, enquanto a procissão estiver percorrendo a via. A romaria sairá da Catedral Metropolitana pela Rua José Marcelino, acessando a Rua São Francisco e passando embaixo do Viaduto Caramuru.

A procissão irá desembocar no Parque Moscoso, pela Avenida Cleto Nunes, seguindo para Avenida Marcos de Azevedo (rua do Hospital Santa Casa de Misericórdia).

Depois, os romeiros irão cortar a Vila Rubim ao passarem pela Avenida Duarte Lemos (rua da antiga Loja Giacomin) até a Avenida Nair de Azevedo, em frente à Ponte Seca. O objetivo é chegar à Segunda Ponte para que a caminhada siga para a cidade de Vila Velha.

“Todo esse trajeto da romaria terá interdições provisórias de trânsito. Ou seja, enquanto a imagem e os romeiros estiverem realizando o percurso, as equipes da Guarda de Vitória estarão dispostas em pontos estratégicos para fazer as intervenções necessárias”, observou Paraguassu.

Escolta

Pelo terceiro ano consecutivo, as equipes do Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória serão responsáveis por escoltar a imagem da santa festejada. “É um trabalho que nossas equipes realizam com muito carinho por toda a importância do momento para os devotos e também pelas demonstrações de fé ao redor, mas sempre focadas no mais importante que é a garantia de uma procissão organizada. As demais equipes da Guarda de Vitória também estarão dando toda a assistência necessária em pontos estratégicos das vias para proporcionar fluidez e segurança”, destaca o gerente de Trânsito da Guarda de Vitória.

A expectativa é de que o trânsito volte a fluir normalmente na região a partir das 22 horas. Vale lembrar que a Festa da Penha é a terceira maior festa religiosa do Brasil e que envolve milhares de fiéis em suas comemorações em nome de Nossa Senhora da Penha.

 

Fonte: Prefeitura de Vitória