Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio de Vitória comemora dois anos de funcionamento

O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio (SAD) para pessoas idosas e/ou pessoas com deficiência comemora dois anos de sua implantação nesta quinta-feira (23). Para celebrar a data, apresenta o resultado da atuação de suas equipes: foram 807 pessoas atendidas no serviço, com 322 inseridas em acompanhamento.

SAD consiste no atendimento ofertado no domicílio para pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e sociais e/ou pela ausência de acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária. Ele é um serviço complementar ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), com o acompanhamento da pessoa, com ações envolvendo cuidadores familiares e comunidade.

As 322 pessoas acompanhadas, totalizaram 183 famílias. Deste total, 109 foram desligadas a pedido da família pela superação do motivo que a colocou na situação de necessidade do atendimento ou por falecimento do munícipe (neste caso o registro de 16 óbitos); 190 pessoas possuem idade igual ou superior a 80 anos, o que confirma a necessidade de investimento em política pública para pessoa idosa, e 73 pessoas com deficiência ou baixa mobilidade. Após a implantação do SAD, mais de 105 pessoas novas passaram a acessar o Suas.

A equipe também aumentou de tamanho. No primeiro ano, eram 12 educadores sociais (um educador para cada Cras), oito técnicos (dupla psicossocial para cada quatro Cras) e um supervisor técnico. O crescimento no número de atendidos exigiu um reforço na quantidade de trabalhadores saltando para 12 técnicos (seis psicólogos, seis assistentes sociais), mantendo os 12 educadores sociais, os coordenadores locais, gestores dos territórios dos Cras, e supervisor técnico.

De acordo com a supervisora técnica do SAD, Marília Barcelos Dal Cól, por meio dos encontros de supervisão técnica, já é possível afirmar que alguns territórios possuem demanda reprimida para atendimento, já indicando um futuro planejado de aumento de equipe.

Expansão

A expansão do atendimento chegou à frota de veículos, que passou a contar com seis automóveis de pequeno porte e três vans, sendo duas adaptadas, possibilitando a ampliação, a diversificação da oferta do serviço e, principalmente, o atendimento aos direitos dos munícipes de ir e vir a locais em que há anos não frequentavam devido à baixa mobilidade.

Foi o caso da dona Waldineia Ferreira Carlos, de 52 anos. Pessoa com deficiência visual há dois anos, ela foi acometida pelo glaucoma, e disse que não saia de casa por vergonha da cegueira e elevado nível de dificuldade de locomoção. Desde que ficou cega, Waldineia saiu de casa pela primeira vez na primeira viagem do veículo adaptado que levou os atendidos do SAD à festa de aniversário de um ano do serviço. “Esse carro vai me ajudar, com certeza, e um monte de outras pessoas a conviver em lugares como este (se referindo ao Centro de Convivência do Centro)”, comemorou ela.

Desde a locação do veículo adaptado, foram realizadas diversas atividades coletivas, primordiais para o fortalecimento de vínculos comunitários e reabilitação social. Os espaços escolhidos foram em acordo com o munícipe, como o Parque da Fonte Grande, Farol Santa Luzia, Convento da Penha, Cine Jardins e praias. Os temas definidos pela equipe levaram em consideração as diversidades do público atendido. Ações comunitárias e os momentos de confraternização, com a participação efetiva dos atendidos pelo serviço, também fazem parte dos momentos de lazer.

 

Atendimentos

Marília explicou que as atividades do serviço ocorrem no ambiente domiciliar, pois pressupõe-se que seja um espaço mais tranquilo e confortável para o usuário e seus familiares que apresentam dificuldades de locomoção ou estão vivenciando singularidades que os impedem ou dificultam o acesso à rede. ela destacou que o domicílio também é o território, como o parque, a praça e a feira. O atendimento no domicílio inclui, para além do espaço geográfico, outros aspectos como a organização da família, da comunidade, a dinâmica cultural e política.

Marília informou que através do monitoramento realizado pelos Cras, foram realizados mais de 121 procedimentos de cadastro único, entre inclusões e atualizações, concedidos 179 benefícios eventuais cesta de alimentos e kit alimentação, solicitação da carteira da pessoa idosa, carteira da pessoa com deficiência, 26 requerimentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outras ações importantes do serviço, como articulação com a rede socioassistencial e outras políticas setoriais na garantia de direitos, principalmente saúde e transporte. A equipe tem se dedicado nos detalhes do atendimento, mesmo com a compreensão que a Assistência Social é uma das políticas de garantia de direitos.

Uma demonstração da importância do serviço para redução da situação de vulnerabilidade foram as atualizações cadastrais que, importante meio para garantir acesso aos benefícios de transferência de renda e outros benefícios, como os Programas Bolsa Família e Vix + Cidadania e para acesso ao BPC, que garante a segurança de renda às pessoas atendidas, destacou ela.

“O SAD em Vitória é primordial para a garantia de direitos sociais, inclusive para a prevenção da institucionalização da pessoa idosa”, enfatiza a gerente de Atenção à Família, Cremilda Astorga. O serviço consegue garantir as seguranças afiançadas pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas), como acolhida, renda, convívio ou vivência familiar, comunitária e social e desenvolvimento da autonomia.

Ela citou como exemplo situações de familiares falecidos e disse que, ainda que com algumas limitações, tendo em vista a subjetividade dos munícipes e as particularidades do território, o serviço tem sido um grande avanço na política pública de proteção e fortalecimento de vínculo familiar e comunitário. O luto é muito particular de cada indivíduo e a equipe tem se preparado para esses momentos delicados, oferecendo um mínimo de dignidade até o momento da despedida.

Para a secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, a implantação do serviço veio para complementar o trabalho social com famílias e território, prevenindo situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar. É uma conquista para o município de Vitória e para o Estado sendo o único município com está oferta da Proteção Social Básica.

 

Fonte: Prefeitura de Vitória