O Carnaval de Vitória é um momento de festa, celebração e cultura, que movimenta a cidade inteira, gerando renda e levando muita alegria para os munÃcipes e visitantes da capital. Nos dias de desfile das escolas de Samba, a gestão pública se organiza para garantir segurança, tranquilidade e muita diversão a todos.
De sexta (21) a domingo (23), as escolas de samba colocarão suas alegorias na avenida do Sambão do Povo para animar e entreter os amantes de Carnaval. Para garantir que tudo ocorra bem, a Prefeitura de Vitória conta com diversos serviços que atuarão no evento e arredores.
Segurança
A Guarda Municipal atuará na área externa do Sambão do Povo, garantindo segurança durante a diversão do público. O posto de comando estará localizado fora do evento e oferece apoio a todos que precisarem de ajuda. O evento é uma realização privada, por tanto, a segurança interna do desfile não conta com guardas municipais.
Trânsito
O trânsito da cidade já está sendo organizado dias antes dos desfiles. A Avenida Dário Lourenço de Souza, o Sambão do Povo, no Bairro Mário Cypreste, já foi totalmente interditada nos dois sentidos para o inÃcio das preparações para o evento. A interdição segue até o dia 22 de março e, para que transtornos sejam evitados, os condutores e pedestres devem buscar alternativas por vias adjacentes.
Os motoristas que seguem no sentido Centro-Santo Antônio encontram o bloqueio próximo às arquibancadas fixas. Os condutores que pretendem seguir para Santo Antônio, deverão entrar na Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, saindo na via principal da região, a Av. Santo Antônio.
Já para quem estiver no sentido contrário (Santo Antônio-Centro), o bloqueio do Sambão está na rotatória, próximo ao Clube de Pesca Mar e Terra. Os condutores devem acessar a Rua Dom Benedito, que também desemboca na Av. Santo Antônio.
Vale destacar que a região possui poucas vagas de estacionamento. A Guarda Municipal indica o uso de vans, coletivos, táxis e veÃculos de aplicativo, que terão pontos destinados ao embarque e desembarque de pessoas.

Pontos de Táxi
Além das mudanças no trânsito nos arredores do Sambão, haverá também interdição de via e colocação de placas sinalizando pontos de táxi para atendimento ao público, organizados pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran).
Serão 300 veÃculos credenciados que estarão disponÃveis e dois pontos rotativos provisórios para táxi. Um deles na entrada do Sambão, na avenida Dário Lourenço de Souza, no entroncamento da avenida Santo Antônio até o final da rua Rosilda Falcão dos Anjos.
O segundo ponto ficará na dispersão das escolas de samba, também na avenida Dário Lourenço de Souza, porém, após a rotatória, ao lado do antigo Cais do Hidroavião. A fiscalização ocorrerá das 22 à s 6 horas. Não haverá demarcação para veÃculos de aplicativo, que não deverão ocupar as vagas reservadas para os táxis.
Fiscalização de Ambulantes
Durante os dias de desfiles de Carnaval, as equipes de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) desempenham o papel de organizar o serviço dos ambulantes nos espaços disponÃveis no Sambão do Povo. Esta organização é feita por ordem de chegada.
Os ambulantes licenciados e em processo de licenciamento em Vitória participaram do Qualifica Verão 2025, um curso gratuito, em parceria com o Senac, que visa qualificar os trabalhadores e garantir um atendimento de excelência aos moradores e turistas de Vitória durante o Carnaval 2025.

Participação de Menores
Para garantir a segurança de crianças e adolescentes no Carnaval de Vitória, algumas regras da 1ª Vara da Infância e Juventude são importantes e merecem atenção, para que a entrada e permanência de menores de idade nos desfiles de carnaval sejam tranquilas e sem intercorrências.
De acordo com a portaria, crianças e adolescentes entre 07 e 16 anos incompletos podem participar dos desfiles, desde que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis legais a uma distância máxima de 2 metros. Já adolescentes com mais de 16 anos completos, poderão estar desacompanhados.
Limpeza
Para manter a cidade limpa e organizada, a Central de Serviços atuará com equipes que executam os serviços de limpeza externa do espaço do Sambão, para que os bairros vizinhos não sejam impactados. Ao final dos desfiles, são recolhidos os materiais descartados pelas escolas.
Ordem dos desfiles
Sexta-feira (21)
- Rosas de Ouro
- Império de Fátima
- Mocidade da Praia
- Independente de Eucalipto
- AndaraÃ
- Independentes de São Torquato
- Pega no Samba
Sábado (22)
- Unidos de Jucutuquara
- Chegou o Que Faltava
- Unidos da Piedade
- Mocidade Unida da Glória (MUG)
- Novo Império
- Independente de Boa Vista
- Imperatriz do Forte
Domingo (23)Â
- Unidos de Barreiros
- Mocidade Serrana
- Tradição Serrana
- Chega Mais
- União Jovem de Itacibá
Fonte: Prefeitura de Vitória