O setor imobiliário de Vila Velha, que se expande sobremaneira em direção a Barra do Jucu, estava travado pela negativa de licenciamentos de novos empreendimentos em função de ter sido saturada a capacidade da Cesan de tratar os esgotos gerados pelas novas habitações.
A pedido do Sindicato da Indústria de Construção Civil (Sinduscon), o deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) fez seguidas reuniões com a direção da Cesan – Companhia de Saneamento do Espírito Santo com o objetivo de conseguir a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos do bairro Araçás, que atende principalmente à Região 01, incluindo a orla da cidade.
Nesta sexta-feira (21), o Governo do Estado fez a entrega da maior estação de tratamento de esgoto do Espírito Santo, resultado da ampliação da ETE Araçás de 400 litros/segundo para 900 litros/segundo, ou seja, mais que dobrando sua capacidade e podendo atender a mais de 580 mil habitantes.
O Censo de 2022 do IBGE apontou que Vila Velha tinha 467.722 habitantes em 177.116 domicílios, com 100% de cobertura com água tratada e de coleta de lixoo. Porém, 41,22% dos habitantes do município ainda não dispunham de rede de esgoto, índice menor do que o geral do País, que é de 44,5% da população sem esgoto tratado.
Segundo o IBGE, 58,78% da população é atendida com esgotamento sanitário, frente à medida de 59,5% do Estado e 55,5% do País. O esgoto de 192.788 habitantes não é coletado.
Inauguração
O deputado estadual Mazinho dos Anjos acompanhou o governador Renato Casagrande, o presidente da Cesan, Munir Abud, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, na inauguração, na manhã desta sexta-feira (21) a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçás, em Vila Velha.
A obra representa um investimento de R$ 215 milhões e, segundo a Cesan, é um exemplo de inovação e sustentabilidade. Equipada com tecnologia de última geração, incluindo um processo preliminar alemão e um sistema de desinfecção ultravioleta israelense, a estação garante alta eficiência no tratamento do esgoto e o mínimo impacto ambiental.
Além de contribuir para a melhoria da saúde pública e a preservação do meio ambiente, o investimento fomenta o desenvolvimento econômico local e possibilita a extensão dos serviços de esgotamento sanitário para novos bairros.
“Inauguramos hoje a nossa maior estação de Tratamento do Espírito Santo, um passo importante para o desenvolvimento sustentável da cidade. Com a nova capacidade de tratamento, Vila Velha está preparada para o crescimento populacional e o desenvolvimento imobiliário e industrial, garantindo um futuro mais limpo e saudável para todos. Vale destacar que os equipamentos da nova estação foram projetados para minimizar o consumo energético e a geração de resíduos”, afirmou o presidente da Cesan, Munir Abud.
A estação garante que o efluente tratado seja devolvido ao Rio Jucu com qualidade superior aos padrões exigidos pela legislação ambiental, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a proteção dos recursos hídricos.
Na nova ETE, o gás produzido pelo próprio esgoto será usado para secar a lama que sobra do tratamento, contribuindo para a economia de energia. E para que não haja cheiro ruim, o gás passará por um sistema de limpeza, que usa tanto processos químicos quanto naturais, garantindo que o ar fique limpo.
A obra de ampliação durou 32 meses e gerou 300 empregos diretos.
Foto: Hélio Filho
Fonte: Assessoria do Gabinete do Deputado Estadual Mazinho dos Anjos