Diretores são reconhecidos pelos resultados da educação nas unidades de ensino municipais de Vitória

Os excelentes resultados conquistados pela educação pública de Vitória foram celebrados, na manhã desta segunda-feira (10), com a realização da 1ª edição do Selo Educar Para Vitória. No evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), diretoras e diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) foram premiados pelas boas práticas, no Compromisso com a Primeira Infância e a Alfabetização.

Na celebração, os gestores foram premiados com os selos Ouro, Prata e Bronze, nas categorias Compromisso com a Primeira Infância, destinado aos Cmeis, e Compromisso com a Alfabetização, para as Emefs. O prefeito Lorenzo Pazolini, a vice-prefeita Cris Samorini e a secretária de Educação Juliana Rohsner participaram da solenidade.

 

1ª edição do Selo Educar Para Vitória

 

“Vocês se empenham todos os dias para levar o melhor para nossas crianças e estudantes. A escola é um ambiente de transformação social. E a sociedade só vai crescer quando o estudante do Romão, do Forte São João, da Grande São Pedro e outras áreas de maior vulnerabilidade social tiverem a mesma experiência pedagógica, estrutura e qualidade de ensino dos estudantes da área continental. E o trabalho de vocês diretores, diretoras, e toda a equipe escolar, vem sendo feito com excelência para que isso aconteça. E isso me orgulha muito. Poder caminhar com vocês e ver esse crescimento acontecendo em todos os territórios”, destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.

“Estamos subindo tanto a régua da educação de Vitória, que estamos tendo uma cobrança cada vez maior. Isso é ótimo. Pois ficaremos cada vez mais longe das condições do passado e em direção à uma educação de excelência. Sabemos o quanto a equipe faz a diferença e sem o trabalho de vocês, não teríamos o resultado que estamos alcançando. A gente tem muita tranquilidade de que esse está sendo o novo ciclo de ressignificação para as pessoas que mais precisam de atenção na nossa cidade”, ressaltou a vice-prefeita Cris Samorini.

 

1ª edição do Selo Educar Para Vitória

 

Os resultados citados pelo prefeito e pela vice corroboram a iniciativa da Seme de levar a premiação às escolas e creches da capital. Em 2024, a rede de ensino de Vitória alcançou o índice de 65,8% das crianças alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2021, esse índice era de 28%. Isso levou Vitória a ser reconhecida com o Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, conferido pelo Ministério da Educação (MEC).

“O Selo Ouro consolida todos os esforços que Vitória tem realizado em prol da alfabetização de nossas crianças e estudantes. Agradeço e parabenizo a cada educador, pelo trabalho pedagógico realizado. Vitória conquistou o Selo Ouro e agora se destaca nacionalmente por promover uma educação pública de qualidade em todos os territórios. Essa premiação de hoje é a extensão do reconhecimento aos gestores que trabalham dia e noite para que isso aconteça e continue acontecendo em toda a nossa rede”, disse a secretária Juliana Rohsner.

 

1ª edição do Selo Educar Para Vitória

 

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento aos esforços e iniciativas exitosas das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. A iniciativa foi lançada por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024. Em sua primeira edição, foram premiados 2.592 municípios e 13 estados com o Selo Ouro, a mais alta avaliação da insígnia. Além deles, nove estados e 1.062 municípios receberam o Selo Prata; e três estados e 533 municípios, o Selo Bronze.

Fonte: Prefeitura de Vitória