m uma noite marcada por muitas emoções e homenagem ao reconhecido pediatra capixaba Jolindo Martins, com mais de meio século de serviços prestados à comunidade, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, assinou, na última sexta-feira, a ordem de serviço para a construção da nova sede da unidade de saúde que atenderá aos moradores dos bairros Bairro República, Boa Vista, Goiabeiras, Mata da Praia e Morada de Camburi.
A nova sede será instalada na Rua Francisco Fundão nº 155, em terreno cedido pelo Governo do Estado, com prazo para execução da obra de 720 dias. Atualmente, a unidade de saúde conta com 68 profissionais vinculados ao serviço e, entre os meses de janeiro e abril de 2024, apresentou uma média de 11.586 atendimentos, ou 579 atendimentos por dia.
O atual prédio da UBS está localizado na Av. Rosendo Serapião de Souza Filho, e o espaço físico já se mostra insuficiente para a quantidade de profissionais e equipes em serviço, faltando consultórios, salas específicas e área de espera para atendimentos.
Estiveram presentes na solenidade de assinatura da ordem de início das obras a vice-prefeita da capital, Cris Samorini, moradores dos bairros da região e o deputado estadual Deninho Silva – autor do pedido do terreno ao Governo do Estado, vereadores e lideranças comunitárias.
O Presidente da Associação dos Moradores de Bairro República Walter Guedes afirmou que está muito feliz com essa conquista porque é uma luta de muitos anos e que a comunidade aguardava ansiosamente por uma nova Unidade de Saúde na comunidade.
“Estamos celebrando o início das obras dessa unidade de saúde que, ao ser concluída, será uma vitória coletiva de todos que contribuíram para ela ser construída e da equipe da saúde que atende na atual sede. Vamos ter uma unidade de saúde moderna, que vai potencializar ainda mais os serviços prestados”, afirmou Pazolini.
“E é com muita alegria que vamos poder homenagear o doutor Jolindo Martins, pediatra por mais de meio século que deixou um exemplo de trabalho em benefício das crianças. Mantenho no nosso gabinete um livro escrito por ele com o título: “Se a criança votasse”. No livro, ele nos revela como a criança é importante para as nossas vidas. Como a criança transforma o mundo e como nós, adultos, temos que ter responsabilidade, especialmente com a primeira infância de zero a seis anos, para termos uma sociedade mais igual”, completou o prefeito.
Cris Samorini lembrou que foi paciente do doutor Jolindo Martins. “A minha felicidade era ir no consultório dele. Ele marcou a minha vida, da minha família, do meu irmão e certamente de muitas crianças. Ele tinha um carinho muito grande pelas crianças. Ele tinha uma característica ímpar: sempre tranquilizava os pais durante as consultas. Sempre carregarei comigo o exemplo de carinho e cuidado que ele tinha com seus pacientes. Fico muito feliz que essa unidade de saúde tenho o nome dele, que foi um exemplo para toda a sociedade capixaba”, disse.
A secretária de saúde de Vitória, Magda Lamborghini, explicou que a atual sede da unidade de saúde conta com sete consultórios, que serão ampliados para 23, triplicando os atendimentos. “Já somos referência como a capital com o melhor acesso público à saúde do país. Só que isso não nos satisfaz. Queremos a excelência na qualidade da saúde e a nova sede vai ajudar a melhorarmos nossos indicadores”, disse.
Os projetos propostos preveem uma área de intervenção no terreno de 2.846,75 m², obras com áreas de 1.698,63 m² e 8,38 m² respectivamente na edificação principal e na guarita, somando-se 1.701,01m², inclusive obras também de muros, paisagismo, estacionamento e toda urbanização da área.
Histórico
A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bairro República foi inaugurada em outubro de 1997 com funcionamento com equipe básica (médicos clínicos, pediatra e ginecologista, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem). Posteriormente, houve a implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) como etapa organizativa anterior à implantação da Estratégia de Saúde da Família na referida UBS.
A presente demanda está contemplada no planejamento estratégico do município denominado “Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024”, nas Ações referentes aos Equipamentos da Área Social, com o objetivo de construir e reformar equipamentos, visando ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde e de assistência social.