A nomeação como Secretária de Assistência Social de Vitória  da Ex- Deputada Federal Soraya Manato esposa do ex- Deputado Federal Carlos Manato e que foi candidato a Governador nas duas ultimas eleições é uma articulação polÃtica do Secretário de Governo Erick Musso que foi Presidente da Assembleia Legislativa e reata uma antiga parceria do seu grupo polÃtico com Roberto Carneiro que hoje é Presidente do Republicanos de São Paulo e do Deputado Federal Amaro Neto e esse grupo começou a ser construÃdo no Governo Paulo Hartung quando Roberto Carneiro era SubSecretário da Casa Civil.
A Trajetória de Carlos ManatoÂ
Carlos Manato era Secretário de Serviços da Prefeitura da Serra na Gestão de Sérgio Vidigal e em 2002 filiado ao PDT de Sérgio Vidigal teve o apoio de Sérgio Vidigal para vencer as Eleições 2022 para Deputado Federal.
Manato se reelegeu pelo PDT nas Eleições 2006 e 2010 mas teve a concorrência de Sueli Vidigal esposa de Sérgio Vidigal, mas com habilidade polÃtica conseguiu crescer em outros municÃpios além da Serra.
Nas Eleições 2014, Carlos Manato era Presidente Estadual do Solidariedade e novamente foi reeleito Deputado Federal e ajudou Paulo Hartung a vencer as Eleições 2014 onde o Solidariedade participou da Coligação.
Manato filia Amaro Neto no Solidariedade para disputa das Eleições 2016 em Vitória em articulação polÃtica de Roberto Carneiro
Como Presidente do Solidariedade Estadual e próximo ao Governo Paulo Hartung e a Roberto Carneiro que além de ser SubSecretário Estadual da Casa Civil era Presidente do PDT de Vitória, o Solidariedade filiou o então Deputado Estadual Amaro Neto para ser candidato a Prefeito de Vitória onde Roberto Carneiro tornou-se o candidato a Vice.
Roberto Carneiro junto com Paulo Hartung também lançaram o então Deputado Estadual Erick Musso no PMDB como candidato a Prefeito de Aracruz mas com 26,51% dos votos, ele foi derrotado por Jones Cavaglieri por coincidência do Solidariedade de Manato.
Amaro Neto e Roberto Carneiro fizeram uma Campanha histórica e por muito pouco não derrotaram o então Prefeito de Vitória Luciano Rezende. Amaro Neto chegou ao Segundo Turno e teve 48,81% Luciano Rezende teve 51,19% dos votos.
Eleições 2016 em Vitória onde Manato então Presidente do Solidariedade Estadual está ao lado de Paulinho da Força Presidente Nacional do Solidariedade, e a chapa Amaro Neto candidato a Prefeito de Vitória pelo Solidariedade e Roberto Carneiro candidato a Vice – Prefeito pelo PDT
O Trio de Ferro Roberto Carneiro, Amaro Neto e Erick Musso assumem o comando do PRB em 2017 para disputa das Eleições 2018
Em 2017, Erick Musso assume a Presidência da Assembleia Legislativa pela primeira vez em uma articulação polÃtica autorizada por Paulo Hartung e articulada por Roberto Carneiro e Amaro Neto e o Trio de Ferro se filiam ao PRB na época que Roberto Carneiro foi Secretário Estadual de Esportes e Devanir Ferreira que foi Vereador de Vitória e hoje é Vereador de Vila Velha era o Presidente do PRB.
Roberto Carneiro assume a Presidência do PRB Estadual e começa a montagem de chapas para Assembleia Legislativa e para Câmara Federal.
Nas Eleições 2018 como Paulo Hartung resolveu não disputar as eleições, o PRB apoiou para Governo do Estado Carlos Manato que disputou pelo PSL que era o partido de Bolsonaro e montaram uma coligação PRB, PR de Magno Malta e o PSL liderado por Manato.
Para Deputado Estadual o PRB consegue reeleger Hudson Leal e Erick Musso e a coligação ainda elege Delegado Danilo Bahiense, Torino Marques, Coronel Quintino e Capitão Assunção e para Deputado Federal o PRB elege Amaro Neto que foi o mais votado do EspÃrito Santo com 181813 votos e a coligação elegeu Soraya Manato do PSL e Lauriete do PR.
Para as Eleições 2020 o projeto do Republicanos seria Amaro Neto para Prefeitura de Vitória, mas surge o Delegado Lorenzo Pazolini que vence as Eleições para Prefeito de VitóriaÂ
Com mais força, o Republicanos liderado pelo Trio Roberto Carneiro, Amaro Neto e Erick Musso pretendiam lançar Amaro Neto para disputa para Prefeitura de Vitória, mas com sua desistência, o Republicanos filiou o Delegado Lorenzo Pazolini que era o segundo Deputado Estadual mais votado do EspÃrito Santo para disputa para Prefeitura de Vitória e em uma eleição emocionante, Pazolini derrotou nas urnas João Coser no Segundo Turno, e candidatos como Fabricio Gandini que era o candidato do Prefeito Luciano Rezende e Capitão Assunção que era o candidato da direita.
Nas Eleições 2022, Erick Musso e Amaro Neto apoiam Manato para Governador no Segundo Turno, mas Pazolini fica neutro.Â
Nas Eleições 2022 para Governo do Estado em uma eleição muito disputada, as eleições foram para o Segundo Turno entre o Governador Casagrande e Manato e Erick Musso que tinha sido candidato a Senado e Amaro Neto que foi reeleito Deputado Federal declararam apoio a Manato e o Prefeito Lorenzo Pazolini que poderia ser decisivo para vitória de Manato, preferiu ficar neutro.
Erick Musso declarando apoio nas Eleições 2022 a Manato para Governador
Com a reeleição de Pazolini nas Eleições 2024 e em um novo projeto para ser candidato a Governador, Erick Musso foi escolhido para ser Secretário de Governo e cuidar da Articulação PolÃtica como fez na Campanha de 2024 e a aproximação com Soraya e Carlos Manato reataram parcerias antigas e a pacificação com Lorenzo Pazolini.
Soraya Manato substitui a ex Secretária Cintia Schultz que tinha um perfil técnico e com projetos importantes como o Vix + Cidadania, e reforça o grupo de Pazolini e Erick Musso com a famÃlia Manato que tem força na Direita e também articulação em municipios do EspÃrito Santo porque Carlos Manato teve 4 mandatos como Deputado Federal e Soraya Manato teve um mandato como Deputada Federal.
O cenário que vai se desenhando é Erick Musso como o Comandante ao lado de Pazolini do segundo mandato, trocando antigos aliados que ajudaram a construção da eleição e reeleição de Pazolini por novos aliados que na estratégia de Erick Musso reforçam o palanque de Pazolini para as Eleições 2026.