Cariacica lança Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

oi lançada, nesta terça-feira (22), a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) do município de Cariacica. O documento, que pode ser solicitado por meio deste link, garante direitos das pessoas que estão dentro do espectro autista.

 

Após o cadastro, os dados passarão por uma avaliação da equipe responsável, apenas para confirmar as informações. Diante disso, será disponibilizada a versão digital da CipTEA, por meio de um aplicativo. No entanto, o portador do documento também terá a opção de receber a versão física.

 

Vice-prefeita de Cariacica e secretária de Governo, Shymenne de Castro

 

Para a vice-prefeita de Cariacica e secretária de Governo, Shymenne de Castro, a conquista representa mais uma forma de cuidado com cada cidadão cariaciquense. “Além das obras, dos investimentos em tantas áreas da cidade, nosso foco principal é melhorar a qualidade de vida da população e fazer com que cada um tenha acesso aos serviços. É uma alegria para nós garantir a inclusão e o acesso ao direito e a dignidade da inclusao da pessoas”, afirmou.

 

Secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lirio.

 

“É uma alegria chegar neste dia com uma conquista tão importante. Crianças e adultos com o espectro autista serão identificadas, pois a deficiência não vem escrita na testa e muitos sofrem por isso. Essa é uma carteira de identificação, que visa garantir a prioridade e o acesso a serviços públicos e privados, evitando constrangimentos, tanto para a pessoa autista quanto para o seu acompanhante”, salientou a secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lirio.

 

 

Deputado Federal Messias Donato

 

” É um momento que vai muito além da formalidade de um documento: é uma demonstração de respeito, cuidado e amor pelas pessoas com TEA e por todas famílias que caminham ao lado delas e que essa conquista foi possível através de uma emenda do nosso mandato a Secretaria de Assistência Social no valor de R$ 1600000,00( 1 milhão e seiscentos mil reais) que anda junto com Cariacica e com o Prefeito Euclério Sampaio, destacou o Deputado Federal Messias Donato.

 

Presidente da Associação Amigos dos Autistas (AMAES), Pollyana Paraguaçu.

“É mais do que apenas uma carteira de identificação. É um documento. Tínhamos a lei Romeo Mion, que fala da CipTEA, mas ainda não tinha sido regulamentada. É muito bom ver os municípios fazendo a emissão. As famílias já passam por uma trajetória difícil, com laudos, terapias. O documento facilita o acesso a esses direitos”, destacou a presidente da Associação Amigos dos Autistas (AMAES), Pollyana Paraguaçu.

 

Jornalista Rodrigo Neitzl com seus filhos

Durante o evento, foram entregues algumas carteiras para cidadãos que já aguardavam por este momento. Para o jornalista Rodrigo Neitzl, a conquista foi tripla. Além dos filhos gêmeos, ele também recebeu o laudo para o TEA. Agora, pai e filhos já estão devidamente identificados.

 

“A carteirinha do Ciptea vai muito além de uma identificação. Ela entrega ao autista o direito assinado pela lei. Há uma enorme dificuldade da sociedade em compreender e respeitar o espectro. Com a identificação legal, facilita o acesso a filas e locais, assim como evita os olhares de julgamento para casos de desregulação. Me entender como autista e olhar para os meus filhos no espectro, abriu os meus olhos para uma realidade a qual não entendia. E é isso que buscamos, conscientização”, afirmou.

 

Como solicitar

 

Para confeccionar a carteira, a pessoa precisa acessar o link pelo próprio computador ou pelo celular, preencher o formulário com todas as informações necessárias e anexar os documentos solicitados.

 

Clique aqui para solicitar a CipTEA Cariacica!

 

A família que encontrar alguma dificuldade para realizar o cadastro também poderá pedir auxílio em qualquer um dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.