Os desafios de Erick Musso na construção do Republicanos para 2026

Liderança política enfrenta missão complexa rumo às eleições.

No ano de 2017 o Republicanos do Espírito Santo passou por um processo de transformação quando o então Presidente Devanir Ferreira resolveu passar o comando da sigla para Roberto Carneiro que junto com os Deputados Estaduais na época Amaro Neto e Erick Musso e também o Deputado Hudson Leal se filiaram na sigla para as Eleições 2018.

Nas Eleições 2018 o Republicanos elegeu Amaro Neto o Deputado Federal mais votado do Espírito Santo e elegeu Hudson Leal e Erick Musso para Assembleia Legislativa.

No início de 2019 com Erick Musso sendo reeleito Presidente da Assembleia Legislativa, o Republicanos iniciou o plano de conquistar a Prefeitura de Vitória, onde Amaro Neto era o nome pelo desempenho nas urnas nas Eleições 2016 perdendo por pouco mais de 4 mil votos para Luciano Rezende e pelo forte desempenho nas urnas para Deputado Federal.

Mas como Amaro Neto não saiu candidato em Março de 2020 o Republicanos filiou o Delegado Lorenzo Pazolini para ser o candidato a Prefeito de Vitória pelo partido e vencendo as Eleições em Vitória.

Em Setembro de 2021 o então Presidente do Republicanos Roberto Carneiro que coordenou a Campanha de Pazolini de forma surpreendente resolveu deixar a Secretaria de Governo da Gestão Pazolini e voltou para Assembleia Legislativa para ser Diretor na Gestão de Erick Musso e preparar o partido para as Eleições 2022.

Nas Eleições 2022 o Republicanos recuou a candidatura de Governo para Erick Musso ser candidato a Senado e assim fazendo Sérgio Meneguelli que estava bem nas pesquisas para Senado recuar uma candidatura para Deputado Estadual.

Erick Musso ficou em terceiro lugar para Senado , mas o partido elegeu para Câmara Federal Amaro Neto que caiu muito a votação e Messias Donato aliado do Prefeito de Cariacica Euclério Sampaio e elegeu para Assembleia Legislativa Sérgio Meneguelli que foi o mais votado do Estado, Hudson Leal, Alcântaro Filho e Bispo Alves .

No início de 2023, Roberto Carneiro é convidado pelo Presidente do Republicanos Nacional Marcos Pereira para assumir o Republicanos de São Paulo e Erick Musso assume o Republicanos do Espírito Santo.

Nas Eleições 2024 o Republicanos elegeu 8 Prefeitos destacando a reeleição de Lorenzo Pazolini em Vitória e a eleição de Rodrigo Borges em Guarapari e também destacamos Pablo Muribeca que chegou no Segundo Turno na Serra mas obtendo quase 100 mil votos.

 

Eleições 2026

 

Para 2026 a grande expectativa do Republicanos é lançar o Prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini para Governo do Estado e para tomar essa decisão ele precisará renunciar o cargo no inicio de Abril de 2026 o que nunca aconteceu na história da capital e quem assume é a Vice Cris Samorini do PP que fica até final do mandato.

Quem tem essa missão é Erick Musso que pretende nesse tabuleiro juntar PP, União Brasil, PSD e quem sabe o PL, mas não é uma missão tão simples assim.

A Prefeitura de Vitória é a única capital que tem um Prefeito do Republicanos no País e nessa articulação o PP ganharia a Prefeitura de Capital. Provavelmente o PP terá o próximo Presidente da Câmara com Anderson Goggi e além de Goggi o partido tem Camillo Neves e Mara Maroca, ou seja, a renúncia de Pazolini para ser candidato a Governo é entregar a Prefeitura para comando do PP e fortalece a candidatura de Cris Samorini para Prefeita nas Eleições 2028.

Uma missão difícil  de Erick Musso é que algum dos 3 Prefeitos da Grande Vitória que tem os 3 principais colégios eleitorais do Espírito Santo apoiem Pazolini para Governador.

Weverson Meirelles que foi eleito e Sérgio Vidigal atual Prefeito da Serra , Arnaldinho Borgo Prefeito de Vila Velha e Euclério Sampaio Prefeito de Cariacica são aliados do Governador Casagrande e Euclério, Vidigal e Arnaldinho podem disputar o Governo.

Além disso municípios estratégicos do Espírito Santo como Cachoeiro do Itapemirim com Theodorico Ferraço, Linhares com Lucas Scaramussa, São Mateus com Marcus da Cozivip e a Região Noroeste liderada por  Enivaldo dos Anjos Prefeito de Barra de São Francisco com forte liderança em outros municípios da Região Noroeste são aliados do Governo.

Nessa composição para as Eleições 2026 caso Pazolini seja candidato a Governo, é necessário compor com partidos para a Vice e as 2 vagas para Senado. Evair de Melo pode ser o nome do PP para Senado.

A dúvida é se o União Brasil com o Deputado Marcelo Santos entrará nessa composição porque no inicio de 2025 haverá Eleições para Assembleia Legislativa e a harmonia de Marcelo Santos  com o Governador Casagrande será importante.

No caso do PSD de Renzo Vasconcellos é importante definir se Sérgio Meneguelli será candidato a Senado pelo partido e o mesmo se filiar ao partido vai cobrar a garantia da vaga que não obteve do próprio Republicanos nas Eleições 2022.

O PL provavelmente terá candidatura a Presidência da República e o Presidente do PL Estadual Magno Malta deverá lançar candidatura a Governo .

O Republicanos provavelmente terá as saídas dos Deputados Sérgio Meneguelli e Hudson Leal, mas se fortaleceu com Pablo Muribeca e com Davi Esmael que deve ser o candidato de Pazolini para Assembleia Legislativa e poderá disputar a Prefeitura de Vitória em 2028.

Para Câmara Federal, Amaro Neto e Messias Donato devem disputar a reeleição e Erick Musso deve também entrar nessa disputa.

Erick Musso deve assumir a Secretaria de Governo da Prefeitura de Vitória, mas a dúvida é se terá amplos poderes para fazer os movimentos necessários para uma boa articulação politica.

As Eleições 2026 são muito importantes para Erick Musso porque na avaliação dos bastidores da Política, caso Erick não saia vitorioso em 2026,serão mais 4 anos sem mandato, o que o enfraquecerá politicamente.

 

ÂCenário com Paulo Hartung

ÂPaulo Hartung chamou atenção nesse ano por intensas movimentações  no Espírito Santo e mostra que ele deve intensificar essas movimentações e ao mesmo tempo fazer pesquisas internas para analisar a viabilidade de uma candidatura a Governo.

Em um cenário com Paulo Hartung , a dúvida é se Pazolini recuaria para uma candidatura a Senado.

Caso Lorenzo Pazolini desista de disputar as Eleições 2026 o nome de Erick Musso se fortalece para ser o Vice de PH e assim o Republicanos continuaria no Poder em Vitória podendo lançar Amaro Neto candidato a Prefeito de Vitória em 2028 que segundo informações de bastidores irá intensificar suas movimentações na capital. Lembrando que caso Davi Esmael vença as Eleições para Assembleia Legislativa em 2026 poderá também ser um nome do Republicanos para as Eleições 2028 em Vitória.

 

Â