Neste sábado (14), foi realizada uma grande mobilização na região de Alto Lage, focada no combate à dengue e à chikungunya. A ação, que faz parte da mobilização nacional contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças, aconteceu das 8h às 12h e contou com a participação de 65 agentes, entre comunitários e de endemias.
“Estamos aqui para dar continuidade ao trabalho que realizamos. Desde maio, atuamos na vacinação, abrangendo praças públicas aos sábados e domingos, supermercados e nossas 27 unidades de saúde, que possuem salas de vacinação. É um trabalho árduo, mas estamos confiantes , pois conquistamos o segundo lugar no ranking de vacinação do Espírito Santo”, explica o secretário.
O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou a necessidade de ações contínuas contra o Aedes aegypti. Ele ressaltou que a dengue não pode ser vista como algo corriqueiro e que a luta contra o mosquito deve ser diária.
“O Aedes aegypti e a dengue não podem ser encarados como algo corriqueiro, do nosso convívio. Nós precisamos combater isso diariamente. Temos coberturas vacinais no estado que estão entre as melhores do Brasil e a ideia hoje é chamar a atenção para um mosquito que mata, que matou este ano 41 capixabas e infectou156 mil pessoas no estado. É uma luta de 40 anos que parece não ter fim e nós precisamos continuar lutando”, disse Miguel.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, também esteve presente na mobilização e destacou a importância do trabalho em conjunto para o combate às doenças.
“É importante lembrar que 75% dos focos do mosquito estão nas casas e nos arredores delas, então é importante a conscientização de todos. Eu agradeço, em nome do Ministério da Saúde, o trabalho que vem sendo feito no Espírito Santo, que é um estado com o menor número de óbitos relativo ao número de pessoas doentes, o que chamamos de letalidade. Isso significa que estamos fazendo um bom trabalho”, afirma Ethel.
Durante o evento, equipes de agentes comunitários de saúde e de endemias, acompanhados por integrantes do Programa de Educação, Saúde e Mobilização Social (Pesms), realizaram visitas domiciliares educativas e rastreio de focos do mosquito.
Além disso, foi feita a aplicação de larvicida em locais estratégicos para interromper o ciclo de proliferação do Aedes aegypti e prevenir novas infecções.
Secretaria de Serviços atuou na limpeza e recolhimento de entulho
A ação também incluiu visitas a comércios da cidade para orientar sobre como prevenir a criação de focos do Aedes aegypti, além de atividades de limpeza urbana realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços (Semserv), como o recolhimento de entulho, que pode servir de criadouro para o mosquito.
Fonte: Prefeitura de Cariacica